Processos Operacionais

1485129091_analyticsFazer um diagnóstico operacional possibilita a análise de desempenho da empresa, considerando diversos aspectos operacionais. Identifica pontos positivos, gargalos e até mesmo problemas nos processos internos da empresa, serve de base para realizar o planejamento estratégico, fortalecendo o negócio para atender as demandas do mercado.

Diagnóstico operacional consiste na avaliação interna dos processos na empresa, considerando controle de estoque, vendas, operacional, marketing, finanças, pessoas entre outras presentes no dia a dia do empreendimento. Uma avaliação imparcial permite identificar fraquezas e pontos a serem desenvolvidos no negócio, incluindo baixa lucratividade, falta de atendimento pós-vendas, gastos superiores as despesas registradas, desorganização no controle de estoques de mercadorias e produtos, estratégias de marketing ineficazes dentre outras situações existentes.

A partir do diagnóstico operacional será obtido um melhor entendimento dos processos internos da empresa e um direcionamento recomendado para ser seguido durante a realização de ações estratégicas para corrigir os problemas e tornar o negócio mais forte no mercado e lucrativo.

A realização de um diagnóstico auxilia no entendimento dos aspectos mais importantes que envolvem a gestão do negócio. Possibilita a definição de fatores prioritários na administração da empresa, evita a realização de gastos que poderiam ser evitados e até mesmo desnecessários que comprometem o orçamento empresarial.

Essa metodologia de avaliação também permite comparar o desempenho da empresa com ela própria, ou seja, analisa outros períodos, verificando se houve crescimento ou queda de produtividade, faturamento, lucratividade entre outros aspectos. Com essa análise periódica é possível verificar se existe viabilidade financeira para a realização de novas ações estratégicas, possibilidades de crescimento e de expansão do negócio.

Para realizar um diagnóstico operacional assertivo, além de analisar todos os departamento da empresa, é fundamental definir previamente quais atividades, tarefas e processos devem ser analisados em cada um dos departamentos e quais questões devem ser respondidas.

Além do diagnóstico, algumas ações estratégicas devem realizadas a curto, médio e longo prazo na empresa. Dentre as principais podemos citar o monitoramento e indicadores financeiros, análise periódica da demonstração de resultados e do fluxo de caixa, processos claros de recrutamento e seleção de pessoal, treinamentos corporativos para desenvolvimento e retenção de talentos e análise permanente dos processos de logística e de produção.

No processo de diagnóstico operacional é importante contar com um consultor empresarial externo. O proprietário ou o gestor do negócio pode realizar o diagnóstico empresarial através de um pessoa ou uma equipe interna, envolvendo pessoal de departamento da empresa, procurando diferentes visões a respeito dos pontos fortes e a serem desenvolvidos, problemas existentes nos variados aspectos operacionais e buscar encontrar soluções com menor custo de planejamento.

Entretanto, realizar um diagnóstico sem o auxílio de um profissional especializado em consultoria e assessoria empresarial, exige muito tempo de toda a equipe interna envolvida, ignorando aspectos essenciais do negócio e, muitas vezes, não sendo concluído nem na fase inicial de análise, pois as pessoas envolvidas desempenham constantemente funções operacionais na empresa, que não podem ser interrompidas pois prejudicam o bom atendimento ao cliente e cumprimento de prazos existentes. Por esses motivos, é totalmente recomendável terceirizar este serviço.

Um serviço de consultoria e assessoria empresarial apresenta outras inúmeras vantagens, impactando positivamente o processo de análise de desempenho do negócio. Com o diagnóstico realizado por um profissional especializado, obtem-se uma visão diferenciada e imparcial a respeito da empresa e são apresentadas novas ideias para resolver problemas antigos.

Realizar um diagnóstico operacional com a sua equipe interna pode até ser benéfica para identificar problemas e engajar os colaboradores para alcançar crescimento e desenvolvimento empresarial. Entretanto, esta decisão não garante que haverá um acompanhamento contínuo para verificar se as estratégias adotadas estão de fato solucionando os problemas diagnosticados, se o processo de diagnóstico será concluído, se os aspectos essenciais para o negócio foram analisados e se as ações definidas contribuem para os resultados pretendidos. Além de identificar problemas, um profissional que atua em consultoria e assessoria empresarial presta o serviço de acompanhamento das ações executadas e tem foco na geração de resultados.