Planejamento Empresarial

1485130100_clipboard-planO planejamento empresarial é essencial para o funcionamento administrativo eficiente e imprescindível para atingir metas e objetivos. Toda e qualquer ação empreendedora de sucesso parte de um planejamento estratégico.

Um bom planejamento empresarial compreende todos os aspectos vitais do negócio. O primeiro tópico a ser analisado e definido são as rotinas operacionais. Analisar as rotinas operacionais da empresa permite mapear as atividade diárias, desenvolvidas em cada um dos setores da empresa, incluindo por exemplo, rotinas de sistemas de gestão informatizados, comunicação e internet, reuniões, atendimento aos clientes e logística.

Outra ação de planejamento compreende a análise do mercado. Através desta análise, o empresário avalia constantemente o mercado, buscando identificar claramente o posicionamento no mercado em que atua, atender novos mercados em que a empresa não atua, mas tem condições de atendê-los, antecipar-se aos concorrentes. O planejamento empresarial permite captar e desenvolver parceiros comerciais para atender novos clientes e mercados.

Dividir o mercado quanto aos produtos, mercadorias vendidas e serviços prestados, classificar clientes de acordo com o faturamento, potencialidade de consumo e região geográfica, permite ter maior eficiência dos recursos disponíveis, redução dos custos, aumento de faturamento e margem de contribuição, do lucro e do retorno do investimento.

Selecionar e contratar os colaboradores para o desenvolvimento comercial, avaliando se os procedimentos operacionais estão de acordo com as leis trabalhistas, desenvolver e aplicar treinamentos, fomentar a socialização entre os integrantes da equipe também fazem parte de um planejamento focado na geração de resultados.

Outra tarefa essencial de planejamento é a avaliação do potencial real de faturamento da empresa. Avaliar o potencial das vendas geral e individual por linha de produtos, áreas de atuação, por representante comercial e/ou vendedores e por região geográfica, o potencial de compra dos atuais e de novos clientes, permite antecipar-se a demandas identificadas e manter o negócio no rumo certo.

Reunir informações de clientes, consumidores, vendedores, produtos e serviços prestados para definir estratégias de atendimento e vendas, atingindo um elevado nível de satisfação de todas as pessoas envolvidas, ou seja, tanto entre os sócios, proprietários, colaboradores e principalmente entre os clientes.