Planejamento Empresarial

1485130100_clipboard-planO planejamento empresarial ?? essencial para o funcionamento administrativo eficiente e imprescind??vel para atingir metas e objetivos. Toda e qualquer a????o empreendedora de sucesso parte de um planejamento estrat??gico.

Um bom planejamento empresarial compreende todos os aspectos vitais do neg??cio. O primeiro t??pico a ser analisado e definido s??o as rotinas operacionais. Analisar as rotinas operacionais da empresa permite mapear as atividade di??rias, desenvolvidas em cada um dos setores da empresa, incluindo por exemplo, rotinas de sistemas de gest??o informatizados, comunica????o e internet, reuni??es, atendimento aos clientes e log??stica.

Outra a????o de planejamento compreende a an??lise do mercado. Atrav??s desta an??lise, o empres??rio avalia constantemente o mercado, buscando identificar claramente o posicionamento no mercado em que atua, atender novos mercados em que a empresa n??o atua, mas tem condi????es de atend??-los, antecipar-se aos concorrentes. O planejamento empresarial permite captar e desenvolver parceiros comerciais para atender novos clientes e mercados.

Dividir o mercado quanto aos produtos, mercadorias vendidas e servi??os prestados, classificar clientes de acordo com o faturamento, potencialidade de consumo e regi??o geogr??fica, permite ter maior efici??ncia dos recursos dispon??veis, redu????o dos custos, aumento de faturamento e margem de contribui????o, do lucro e do retorno do investimento.

Selecionar e contratar os colaboradores para o desenvolvimento comercial, avaliando se os procedimentos operacionais est??o de acordo com as leis trabalhistas, desenvolver e aplicar treinamentos, fomentar a socializa????o entre os integrantes da equipe tamb??m fazem parte de um planejamento focado na gera????o de resultados.

Outra tarefa essencial de planejamento ?? a avalia????o do potencial real de faturamento da empresa. Avaliar o potencial das vendas geral e individual por linha de produtos, ??reas de atua????o, por representante comercial e/ou vendedores e por regi??o geogr??fica,??o??potencial de compra dos atuais e de novos clientes, permite antecipar-se a demandas identificadas e manter o neg??cio no rumo certo.

Reunir informa????es de clientes, consumidores, vendedores, produtos e servi??os prestados para definir estrat??gias de atendimento e vendas, atingindo um elevado n??vel de satisfa????o de todas as pessoas envolvidas, ou seja, tanto entre os s??cios, propriet??rios, colaboradores e principalmente entre os clientes.